
A que viemos.

Projeto Astro.

Segue o link do Centro de Recursos Para a Educação Especial que disponibiliza diversos materiais, incluindo softwares livres, jogos online e artigos acadêmicos, que podem auxiliar e dinamizar o trabalho com alunos portadores de NEE.
Recursos de Acessibilidade.
Alguns recursos de acessibilidade oferecidos são:
- Capacete com Ponteira: É uma haste que é fixada na cabeça para facilitar a digitação para pessoas com comprometimento de membros superiores.

- Pulseira de pesos: Utilizada para diminuir movimentos involuntários causados pela paralisia.
- Mascara de teclado (Colméia): Tem por finalidade evitar que a pessoa que apresenta movimentos involuntários pressione teclas indesejadas .
- Mouse : Mouse adaptado com três teclas individuais grandes que permitem o clique, duplo clique e "arrastar".

Um pouco mais sobre Recursos de Acessibilidade.

Os recursos de acessibilidade foram classificados em três grupos:
"1- Adaptações físicas ou órteses: São todos os aparelhos ou adaptações fixadas e utilizadas no corpo do aluno e que facilitam a interação do mesmo com o computador.
2- Adaptações de hardware: São todos os aparelhos ou adaptações presentes nos componentes físicos do computador, nos periféricos, ou mesmo, quando os próprios periféricos, em suas concepções e construção, são especiais e adaptados.
3- Softwares especiais de acessibilidade: São os componentes lógicos das TIC quando construídos como Tecnologia Assistiva. Ou seja, são os programas especiais de computador que possibilitam ou facilitam a interação do aluno portador de deficiência com a máquina."
Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui.
"Redes de informação, inclusão digital e pessoas com deficiências."

"Tendo como principal premissa geral que: " a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica", foram elaboradas algumas diretrizes e propostas, sendo algumas diretamente ligadas às pessoas com deficiências, tanto no que diz respeito a sua inclusão digital, como no campo da área dos equipamentos especiais e acessibilidade [...] Ficam claras nestas propostas as questões da heterogeneidade das diversas formas de deficiências, suas singularidades e a necessidade de uma ação especifica para cada uma, assim como uma reafirmação de urgentes ações afirmativas dirigidas a estes cidadãos."
Para ler o texto completo e conhecer algumas das propostas para a inclusão digital de pessoas com NEE, clique aqui.
Jogos educativos online.

Livros Falados

"o limite está dentro de cada um"
"Ana Cristina Ferreira, com a força de sua determinação de expressar o que sentia, com limitação de um corpo que não lhe permitia um controle completo de movimentos e que lhe distorcia a voz.
Como escapar dessa limitação?
A saída segura para situações radicais é aprender, saber mais. Pois foi o que Ana fez. Aprendeu a ler, aprendeu a se comunicar, aprendeu a escrever, formou-se professora e Pedagoga. Como não conseguia bater com os dedos nas teclas da antiga máquina, usou a língua. Isto mesmo: batendo a língua nas teclas, formou suas palavras, suas frases, seus sentimentos, trabalhos de universidade. Ingressou, ao mesmo tempo, no Conselho da Pessoa com de Deficiência de Niterói e passou a militar em diversas cruzadas que têm por fim acabar com a discriminação. Fez cursos, deu cursos, aprendeu a aprender.
Com o avanço da informática, tornou-se mais fácil para ela continuar escrevendo. Contudo, devido a sua deficiência, Lesão Cerebral (Paralisia Cerebral) a postura da digitação convencional provocava fortes dores em sua coluna. Passou então a escrever com o "mouse". Hoje em dia, alterna: em certos momentos usa a língua, em outros, usa o "mouse". Está sempre se atualizando, fazendo cursos e dando cursos porque, para ela, "o limite está dentro de cada um." Atualmente Ana está envolvida com palestras e novos projetos, fazendo mestrado em Educação Especial."