"o limite está dentro de cada um"

"Ana Cristina Ferreira, com a força de sua determinação de expressar o que sentia, com limitação de um corpo que não lhe permitia um controle completo de movimentos e que lhe distorcia a voz.

Como escapar dessa limitação?

A saída segura para situações radicais é aprender, saber mais. Pois foi o que Ana fez. Aprendeu a ler, aprendeu a se comunicar, aprendeu a escrever, formou-se professora e Pedagoga. Como não conseguia bater com os dedos nas teclas da antiga máquina, usou a língua. Isto mesmo: batendo a língua nas teclas, formou suas palavras, suas frases, seus sentimentos, trabalhos de universidade. Ingressou, ao mesmo tempo, no Conselho da Pessoa com de Deficiência de Niterói e passou a militar em diversas cruzadas que têm por fim acabar com a discriminação. Fez cursos, deu cursos, aprendeu a aprender.

Com o avanço da informática, tornou-se mais fácil para ela continuar escrevendo. Contudo, devido a sua deficiência, Lesão Cerebral (Paralisia Cerebral) a postura da digitação convencional provocava fortes dores em sua coluna. Passou então a escrever com o "mouse". Hoje em dia, alterna: em certos momentos usa a língua, em outros, usa o "mouse". Está sempre se atualizando, fazendo cursos e dando cursos porque, para ela, "o limite está dentro de cada um." Atualmente Ana está envolvida com palestras e novos projetos, fazendo mestrado em Educação Especial."

Um comentário:

  1. Nossa... amei! Uma lição para mim pedagoga que estou aqui lutando para iniciar meu trabalho de pós e não sai nada. Determinação que me deu um banho :). E dentre outras areas da vida a nossa tendência é querer desistir e jogar tudo para o alto!

    ResponderExcluir